Tentando surfar em novos mares Wan dirigiu o filme Sentença de Morte, também de 2007, um filme focado mais em um thriller policial do que os anteriores filmes de terror. Aqui ele narra a busca de vingança Nick Hume após ter seu filho assassinado por membros de uma gangue. Até 2011 Wan ainda foi diretor da comédia Doggie Heaven, um curta metragem bem quisto pela crítica, e produtor executivo de Jogos Mortais V, Jogos Mortais VI e Jogos Mortais 3D (pelo jeito ele não quis mais fazer parte do projeto Jogos Mortais tendo seu nome vinculado a direção e ao roteiro, mas sim faturar um dinheiro na produção, pois muitas vezes as pessoas que estão vinculadas a produção de um filme não opinam na película, apenas investem dinheiro, tempo ou no caso de Wan , no pontapé inicial da franquia) até sua direção em um novo filme chamado “Sobrenatural”. Este filme conta a história de Dalton, filho de Josh (interpretado por Patrick Wilson, ator que conquistou o coração de Wan já que sempre que possível o diretor escala o amigo em suas películas) e de Renai, que entra em coma após sofrer um acidente. O filme na primeira metade é bem dinâmico e tem a história contada de forma bem orgânica mas da segunda parte em diante é muito enrolado, se complica e acaba ficando chato. Não faltam sustos e jump scares, mas diferentes de outros filmes do gênero, são bem construídos e aplicados de forma natural. Quando menos percebemos estamos pulando do sofá. A criatura que Wan dá destaque neste longa é o “Demônio Vermelho”, um ser medonho que possui uma ótima maquiagem e é inserido em momentos tensos que com certeza foram criados para matar um do coração. Dos filmes de terror que já assisti na minha vida alguns me marcaram por pequenos detalhes: O plot twist de “O Sexto Sentido”, as aparições do fantasma de “Espíritos a Morte está ao seu Lado”, o gore de “O Albergue “, o assassino de “Seed Assassino em Série” e o design do demônio de Sobrenatural. Esses filmes me perturbam, credo!
Em 2013 James Wan nos trouxe “Invocação do Mal”, filme que retratava as histórias do casal Ed (interpretado por Patrick Wilson-olha ele aí) e Lorraine Warren (interpretada por Vera Farmiga), investigadores paranormais americanos que fizeram muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970. Neste primeiro filme nos é contada um caso que ocorreu em 1971 com o casal Roger e Carolyn Perron que ao se mudarem para uma casa de campo em Harrisville com suas cinco filhas começam a ser assombrados pelo espírito da bruxa “Bathsheba Sherman”. Nos é apresentado também a boneca (ó o fetiche de Wan aí) Annabelle a qual a bruxa usa para assombrar e possuir as crianças Perron. A boneca de “Annabelle” tem um design muito criativo, marca registrada das criações demoníacas de James Wan. Invocação do Mal havia herdado os sustos,os jump scares e o ator Patrick Wilson de “Sobrenatural” e os momentos tensos e design de criaturas que Wan traz desde “Jogos Mortais”.
Essa fórmula resultou em um enorme sucesso para o filme “Invocação do Mal” e os fãs queriam mais histórias da família Warren e de sua macabra boneca “Annabelle”. Após roteirizar e dirigir o filme “Sobrenatural- Capítulo 2”, também em 2013, Wan teve uma ideia que alguns diriam original, já outros diriam oportunista: Já que a Disney popularizou o universo compartilhado com seus heróis da Marvel, porque não copiar essa receita? Por que ficar preso a uma franquia só, que acaba agonizando com histórias cada vez mais horrendas e sem criatividade (Jogos Mortais, Boneco Assassino e Sexta-Feira Treze mandam um Salve) se podemos contar em paralelo várias histórias de um universo explorando seus personagens e criando filmes e filmes e filmes....
Assim foi criado o
Invocaverso, tendo seu primeiro filme spin off contando a história da aclamada
bonequinha “Annabelle”, em 2014. Aqui nos é retratado as experiências dos
portadores da boneca demoníaca até ela cair nas mãos da família Perron. Esse
foi mais um filme que Wan apenas produziu voltando a direção de um filme em
2015 com “Velozes e Furiosos 7 “. Wan estava explorando diversos gêneros já que
todo projeto em que colocava a mão rendia rios de dinheiro.
Em 2015 foi lançado “Sobrenatural- A Origem” mas, por mais que essa franquia de certa forma serviu de “embrião” para “Invocação do Mal”, muitos fãs não a catalogam como parte do Invocaverso devido a história se passar em épocas diferentes dos casos dos Warren e o ator Patrick Wilson interpretar outro personagem . Sendo assim o próximo filme foi “Invocação do Mal 2”, de 2016, que nos traz o famoso caso de Amityville (já retratado em outros filmes, como Terror em Amityville) como introdução, mas logo é remetido ao caso da família Hodgson, que sofre com as constantes aparições do fantasma de Bill Winkins e do terrível The Crooked Man. O primeiro “Invocação do Mal” nos trazia como “vilã “ a bruxa Bathsheba Sherman, já este nos leva a acreditar que é o fantasma do velho Winkins o problema da vez. Porém mais uma criatura de Wan nos é apresentada: A Freira ou o demônio Valak. Sabe o que isso significa? Sim, em 2018 teríamos o filme A Freira”, que nos contaria a origem do demônio Valak e a baguncinha que ele fez em um convento romeno em 1952.
Porém antes ainda de “A Freira “ foi lançado em 2017 “Annabelle 2 – A Criação do Mal”, que contava a origem da maldição da boneca de porcelana, e “Sobrenatural – A Última Chave” que nos traz o “Demônio das Chaves”, ou “KeyFace”. Por mais que este último filme tenha apenas a produção de James Wan, o diretor Adam Robitel emulou a ideia de criaturas demoníacas dos filmes anteriores, criando um design interessante para seu demônio chaveiro.
Em 2019 fomos agraciados com o filme “Annabelle 3: De Volta Para Casa”, onde a vítima da boneca maldita é a filha do casal Ed e Lorraine, Judy Warren. Na minha singela opinião esse era o pior filme do Invocaverso, até o lançamento de “A Maldição da Chorona “, também de 2019, dirigido por Michael Chaves, que esse sim é de chorar. O filme é muito enrolado, cheio de jump scares e fã service desnecessários. A conexão com os demais filmes é a participação do padre Perez (Tony Amendola) visto no primeiro filme de “Annabelle “. Nem a criatura da vez, a Chorona, consegue ser relevante possuindo uma caracterização muito abaixo de seus companheiros sobrenaturais.
Em 2020 Warner Bros anúncio a produção de “Invocação do Mal 3-A Ordem do Demônio”. O último filme deste universo compartilhado não foi muito bem recebido pelos fãs, então a Warner resolveu trazer James Wan de volta ao comando das histórias dos Warren certo? Errado. Michael Chaves foi promovido para dar sequência ao Invocaverso. Desta vez o casal Warren não confronta mais casas mal-assombradas, mas sim um ritual satânico que resultou na possessão do menino David Glatzel, de 11 anos. Após um exorcismo falho, Ed Warren acaba sendo confrontado pelo demônio que lhe deixa um problema no coração como sequela. O demônio “muda” de hospedeiro possuindo o jovem Arne Johnson, cunhado de David, que, possuído, assassina seu senhorio Alan Bono a facadas. A história se desenrola com o julgamento de Arne Johnson e a investigação do casal Warren para tentar provar a inocência e possessão de Arne. O filme possuí uma boa premissa, não utilizada. O filme podia possuir um embate no tribunal, confrontar o sobrenatural com a lógica dos advogados de acusação. Os Warren poderiam ser incisivos e mostrar provas de seus casos anteriores, enfim algo “diferente”. Mas o que temos são: velhos clichês e sustos previsíveis. Tivemos bruxas, demônios, fantasmas e aqui a seita satânica Discípulos do Carneiro. O filme está longe de ser ruim, é bem filmado, possuí efeitos agradáveis ao olhar, mas podemos perceber que no requisito originalidade a fonte está secando. A falta de novidades neste filme incomoda. Ou talvez retirar a criatura enigmática que sempre tivemos nos outros filmes seja a novidade (o mais próximo disso é o fantasma de um gordão gigante que saí correndo pra cima dos personagens que nem um louco).
No marketing
possuímos a expressão “Vaca Leiteira “, que são produtos que geram lucro sem
muito investimento de tempo ou dinheiro. São produtos que se “vendem” sozinhos.
Nas ideias de James Wan, a Warner achou sua “Vaca Leiteira” com o Invocaverso.
A dúvida é: até quando essa vaquinha vai dar leite?
A nível de
curiosidade, segue é a ordem cronológica do Invocaverso até aqui:
- A Freira, 1952
- Annabelle - A Criação do
Mal, 1959
- Annabelle, 1967
- Annabelle 3: De Volta Para
Casa, 1969
- Invocação do Mal, 1971
- A Maldição da Chorona,
1973
- Invocação do Mal 2, 1977
- Invocação do Mal 3 - A
Ordem do Demônio, 1981
Valeu meus bruxos. Te
inscreve no nosso canal do Youtube, nos segue no Instagram e no Twitter, curta
nossa Fan Page e confira as novidades. Até!!!






Nenhum comentário:
Postar um comentário